meta name="google-site-verification" content="Wm04cURxvWBwTekDcTYBNXtzTDIGU89J2LmoZnBGik0" /> !-- Google Website Optimizer Tracking Script --> receitasvemqtem.blogspot.com
Pesquisa personalizada

Saldão Ponto Frio.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

INFORMAÇÕES E TRUQUES PARA UM BOLO BEM FEITO

Existem algumas regrinhas importantes a ser observadas nos bolos, que concorrem para o sucesso da preparação. São elas:

•A GORDURA - faz o bolo ficar macio, atenuando a ação da farinha. Para que as gorduras fiquem bem misturadas, devem ser batidas energicamente com o açúcar. O excesso de gordura pode deixar o bolo pesado, compacto, indigesto. Sua falta faz com que o bolo fique seco, duro e sem graça.

•A MAIZENA - proporciona leveza à massa. Não precisa ser peneirada. Por ser mais leve que a farinha de trigo vai permitir que seu bolo fique mais macio e saboroso.

•O AÇÚCAR - na quase maioria das receitas, deve ser batido com a manteiga, pois da combinação destes dois elementos resulta a maior delicadeza da massa. O excesso de açúcar faz o bolo ficar com textura desigual, levemente grossa, impedindo seu crescimento.

•OS OVOS - as gemas ajudam a estabilizar, dar liga à massa. Devem ser batidas com o açúcar e a manteiga. As claras que dão leveza à massa devem ser batidas em neve para fornecer maior quantidade de ar. Só devem ser acrescentadas à massa no final, delicadamente, para que o ar não se perca.

•O FERMENTO - o fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida, pois começa a agir quando entra em contato com os líquidos frios.

•O EQUIPAMENTO - também é importante o utensílio utilizado: colher de pau, especialmente as com furo no meio, batedores de arames de vários tipos, batedeiras elétricas ajudam a incorporar ar à massa.

•O FORNO - tem que distribuir bem o calor para o bolo assar por igual. A temperatura deve ser média, moderada. As altas ou baixas temperaturas podem "solar" o bolo. Não abra a porta do forno antes que o tempo mínimo indicado na receita tenha decorrido, para evitar que o bolo afunde.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.